Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Depilação elétrica cai no gosto delas

Método higiênico e prático, a depilação elétrica conquistou seu lugar no gosto das brasileiras. Afinal, a técnica tem a vantagem de arrancar os pelos pela raiz, como a cera, sem a necessidade de deslocamento e sem sujeira. Cada vez mais funcionais, os aparelhos hoje podem ser usados na tomada, a bateria ou com recarga, o que faz com que sejam ideiais para viagens e situações inusitadas, como um convite surpresa para ir à praia.

A engenheira Janaína Melo, de 32 anos, não dispensa o seu quando precisa viajar a trabalho, o que acontece cerca de quatro vezes por ano. “É muito caro ir a uma clínica fora do Brasil e, normalmente, fico semanas fora de casa. Uso o aparelho nas pernas para mantê-las lisinhas e me sentir mais confortável”, conta. Um outro fator importante é a higiene. “Acho ruim ir a lugares que não conheço como funcionam, se usam produtos descartáveis. Nesse aspecto, o depilador elétrico é perfeito”.
Algumas mulheres temem os aparelhos elétricos por medo da dor, que já foi um problema assim que os primeiros modelos foram lançados. Hoje existem vários tipos de depiladores, sempre em busca de formas para amenizar o desconforto por conta da retirada dos pelos pela raiz, como o que resfria a região a ser depilada para anestesiar a área. Também é possível encontrar aparelhos que conseguem arrancar até os pelos mais curtinhos, inclusive de áreas sensíveis, como virilha e axilas.
No caso dos homens, o barbeador elétrico é uma boa opção principalmente para quem tem tendência a foliculite ou alergia. “Este aparelho apenas corta o pêlo, tal como a lâmina, mas sem causar irritação”, explica a depiladora Lúcia Aparecida Ribeiro, do Stylo Hair Institute, de Curitiba (PR).
A especialista acredita que, comparativamente a outros métodos, o depilador elétrico tem vantagens que precisam ser levadas em conta na hora de escolher a melhor forma de retirar os pelos indesejáveis. “O fato da mulher poder usá-lo sozinha é prático e moderno, principalmente pelo fato de ser uma técnica muito mais duradoura do que a lâmina”, afirma. Vale lembrar que a depilação elétrica torna-se mais barata que as demais, já que há apenas um investimento inicial na compra do aparelho, que possui grande durabilidade.
O uso do aparelho também elimina o risco de contaminação, já que seu uso é individual. “O momento da depilação é muito íntimo. Ter a oportunidade de fazê-lo sem ter que dividir com outras pessoas, sem sujeira nem preocupação com doenças ou irritações são os motivos para eu investir na técnica”, conta Janaína, a engenharia que já está planejando sua próxima viagem, mas agora de férias.
Cuidados essenciais antes e depois de usar o aparelho:
1) Higienizar o aparelho com álcool 70;
2) Usar sempre um aparelho limpo e em bom estado de uso. Não pode estar enferrujado;
3) Secar bem o local a ser depilado e usar um talco sem cheiro para não irritar a pele;
4) Depois da depilação utilizar um creme como o Azulen, que acalma a pele e é antibacteriano;
5) Não se depilar após tomar sol e nem tomar sol em seguida da depilação;
6) Utilizar géis específicos, que ajudam a fechar os poros, evitando assim o aparecimento de espinhas no local depilado.

créditos da reportagem: Isabelle Lindote

Nenhum comentário:

Postar um comentário